Água
Água
A água é a substância mais comum do planeta e cobre cerca de 71% da superfície da Terra. Sem ela, o planeta seria completamente diferente do que conhecemos hoje e certamente não existiria nenhum dos seres vivos atualmente conhecidos, uma vez que muitas teorias indicam que a vida surgiu nessa substância.
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigêni.
Hidrosfera
Fórmula da Água
A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O). Esses elementos unem-se graças às ligações chamadas de covalentes ou moleculares, que são caracterizadas pelo compartilhamento de elétrons presentes na última camada eletrônica para adquirir estabilidade.
As moléculas de água unem-se por ligações de hidrogênio. Essas ligações acontecem em virtude da atração exercida pelos átomos de oxigênio aos átomos de hidrogênio das moléculas vizinhas. Essa atração acontece, pois o hidrogênio é levemente positivo e é atraído pelo oxigênio levemente negativo de outra molécula.
A água no estado sólido apresenta ligações mais duráveis. Já no estado líquido, as ligações de hidrogênio são desfeitas e refeitas rapidamente, o que garante a fluidez da água. No estado gasoso, as moléculas não estão ligadas por essas ligações, sendo encontradas, portanto, de maneira individual.
Sublimação
A sublimação é a passagem direta da fase sólida para a fase gasosa.
Vaporização
Ciclo da Água
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
O Sol é o responsável por proporcionar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre. Em alguns locais, no entanto, a neve e o gelo sublimam, passando do estado sólido para o vapor, pulando as fases de fusão (sólido para o líquido) e de evaporação.
A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, essa substância passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.
Referências
Ciclo da água. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm. Acessado em: 07/04/2024.
Tipos de Vaporização. Disponível em: https://wesleibio.blogspot.com/2016/10/tipos-de-vaporizacao.html. Acessado em: 07/04/2024.
Sublimação. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sublimacao.htm. Acessado em: 07/04/2024.
Composição química da água. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/composicao-agua.htm. Acessado em: 07/04/2024.
Água. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/agua-1.htm. Acessado em: 07/04/2024.
Hidrosfera -- Revisão 6º ano. Disponível em: https://pt.slideshare.net/keiapg/hidrosfera-reviso-6-ano. Acessado em: 07/04/2024.
Comentários
Postar um comentário