Tipos de solo
Tipos de solo: arenoso, argiloso, humoso e mineral
Solo arenoso
O solo arenoso é um tipo de solo cuja principal característica é o alto teor de areia em sua composição. É um solo que apresenta, portanto, uma textura leve.
Para ser caracterizado como solo arenoso, ele precisa conter em sua composição pelo menos 70% de areia e nunca mais que 15% de argila.
Esse tipo de solo é comumente visto na região Nordeste do Brasil, mas também ocorre em menor proporção em outros lugares do país.
Ele está presente em uma das áreas mais produtivas do Brasil, que é a região chamada de MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
O solo arenoso apresenta algumas limitações para o cultivo de certas espécies de plantas, por isso, é necessário o manejo adequado, escolhendo as plantas e técnicas corretas.
Principais características:
- Consistência granular arenosa, que pode ser mais grossa ou fina, dependendo do local onde o solo se encontra;
- Elevada porosidade e permeabilidade, por conta do arranjo das partículas de areia;
- Pouca umidade, já que estes solos não retêm bem a umidade;
- Pobreza em nutrientes;
- Teor de matéria orgânica normalmente baixo;
- PH em estado ácido;
- Alto risco de erosão, já que as partículas arenosas são mais facilmente transportadas.
Solo argiloso
O solo argiloso é um tipo de solo com textura pesada, cuja composição ultrapassa os 30% de argila. Suas partículas são bem pequenas e aglomeradas, o que o torna bastante compacto.
Principais características:
- Teor de argila acima de 30%;
- São solos com alta profundidade;
- Elevadas quantidades de óxidos de ferro e alumínio (solos de cor avermelhada, escuros);
- Alta capacidade de retenção/absorção de água;
- Maior resistência aos processos erosivos;
- Alta possibilidade de compactação.
Quais plantas são mais adaptadas ao solo argiloso?
Há algumas plantas que podem ser cultivadas nesse tipo de solo, temos como exemplo: Couves e brócolis e qualquer outra planta familiar a essas.
Girassol, também se adapta facilmente ao solo argiloso, esses atrai abelhas e embeleza o jardim.
Algumas plantas frutíferas que podem ser cultivadas nesse tipo de solo consistem nas árvores de macieira, pera, cereja, avelã, noz, marmelo e também o louro.
Solo humoso
O solo humoso é também conhecido como solo humífero, pois apresenta quantidade maior do que 70% de húmus em sua composição.
Ele é bastante fértil, por isso é amplamente utilizado na produção agrícola. Apresenta bom teor de sais minerais, bem como condições como ambiente arejado e permeável.
Com isso, a água e o ar podem circular entre as partículas, levando nutrição para as plantas que dependem dele.
Os solos humíferos, ou humosos, são comumente caracterizados pela terra preta. Essa coloração ocorre por conta da grande quantidade de matéria orgânica neles.
O húmus presente neles é derivado da decomposição de matéria orgânica, podendo ser encontrados seres decompositores (bactérias, fungos e protozoários), bem como minhocas.
Solo mineral
Há predominância de mineral, porém a presença de húmus deixa o solo mais escuro, húmido e rico em material orgânico.
Referências:
Tipos de solo: arenoso, argiloso e humoso. Disponível em: https://www.estudokids.com.br/o-solo-arenoso-argiloso-calcario-e-humoso/. Acessado em: 24/03/2024.
Solo arenoso: qual é o melhor plantio para esse tipo de terra? Disponível em: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/solo-arenoso-qual-e-o-melhor-plantio-para-esse-tipo-de-terra. Acessado em: 24/03/2024.
Solo Argiloso: O que Plantar em Solo Argiloso? Disponível em: https://www.hortaemcasa.info/solo-argiloso/. Acessado em: 24/03/2024.
Ciência do Solo: Classificação. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201901/INTERATIVAS_2_0/CIENCIA_DO_SOLO_CLASSIFICACAO/U1/LIVRO_UNICO.pdf. Acessado em: 24/03/2024.
Comentários
Postar um comentário